Em 2017 a ASPEJ, pensando em se reinventar e ampliar seus sonhos, contrata a consultoria da Fundação Dom Cabral que desencadearia uma série de mudanças estruturais e conceituais.
A mais notável publicamente é o novo nome adotado pela instituição. Em busca de novas conquistas, focando seu trabalho essencialmente em educação e visando fomentar mentalidades inovadoras, a ASPEJ passa a se chamar Nova Atmosphera.
A partir deste momento, onde a educação passa a ocupar o espaço do assistencialismo, inicia-se um processo de reformulação do infantil, tanto em suas instalações físicas quanto em sua proposta pedagógica. Nesse mesmo período nasce tanto a metodologia Escola Livre, quanto o Projeto Integral, projeto que atende crianças de escolas públicas, de 6 a 14 anos, no contraturno escolar e que faz seu piloto em 2018.
O ano de 2018, é a vez da agroecologia e da permacultura ganharem seu espaço na Atmosphera. Através de práticas sobre sustentabilidade ecológica, a instituição passa a ofertar seu espaço para visitas, além de oficinas e cursos para crianças e adultos, o que constitui o Projeto Brota.
Em 2019 inicia-se o projeto do Centro de Referência de Agroecologia, uma proposta para todas as idades e que coloca mais verde, sustentabilidade e consciência ecológica na Nova Atmosphera e na cidade.