A Agroecologia é um conceito que foi primeiramente desenvolvido pelo pesquisador Howard, em 1934. É uma forma de agricultura sustentável que retoma as concepções agronômicas anteriores à chamada Revolução Verde. São chamadas de agroecologia as práticas de agricultura que incorporem as questões sociais, políticas, culturais, ambientais, energéticas e éticas. É uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos.
Em cada local do mundo que passou pela escassez de alimentos houve um estudioso que desenvolveu técnicas sustentáveis para sobrevivência. Devemos aprender sempre com essas culturas e sempre que possível comparar todas as técnicas utilizadas no mundo para encontrar a que melhor se adapta a sua realidade.
Acreditamos no caminho da sustentabilidade como uma das soluções para amenizar a atual crise ambiental e alimentar.
Uma das mudanças mais importantes deste caminho precisa acontecer em nível local, no seio das cidades. A cultura de produzirmos nossos próprios alimentos de forma orgânica e saudável, valorizando nosso espaço é um importante pilar para um mundo mais equilibrado e saudável.
Por isso, valorizamos e motivamos as pessoas, escolas, condomínios e instituições a comporem seus espaços verdes com a horta orgânica. São inúmeros os benefícios que a horta orgânica pode oferecer. Entre eles, o consumo de alimentos saudáveis sem uso de agrotóxicos; o aspecto terapêutico da atividade, para crianças, adultos e idosos; aumento do gosto das crianças pelas verduras; o charme em se colher uma planta e utilizá-la em seguida na culinária; o prazer de acompanhar o desenvolvimento das plantinhas – da semente até a colheita; o aumento da vitalidade do ambiente pela diversificação das plantas; e o resgate milenar da aproximação das pessoas com a terra e as plantas. O(a) agricultor(a) sempre existiu no coração de cada um de nós.
Muito além da parte estrutural e material da horta e Jardim que podem permanecer por anos, o conhecimento construído não tem preço.
Esse, é gerado através de pequenos aprendizados no dia a dia da horta, que ao longo do tempo se enraízam dentro da gente e podem ser aplicados em diversas situações. Adentrar no universo mágico e divino das plantas é uma das experiências mais gratificantes da vida.
Imersão
Início
A primeira parte é a Imersão, onde o voluntário como um ouvinte, acompanha o dia a dia do projeto que ele se interessa, registrando suas ideias, sanando suas dúvidas e se inteirando dos conceitos e funcionamento daquele universo.
Para esta parte, esperamos uma dedicação de 30% do tempo destinado ao voluntariado.
WORKSHOP
O sistema de irrigação por capilaridade ou freática permite o armazenamento da água nos canteiros. Este estoque de água mantém o solo úmido, ideal para as plantas, por mais tempo que o sistema de irrigação comum.
Além disto, a perda de nutrientes por lixiviação (saída de água carregada de nutrientes) é evitada, pois a água fica armazenada nos canteiros. Este sistema também estoca a água da chuva, promovendo uma maior sustentabilidade no uso e economia de água.
Para a estruturação dos canteiros, propomos o uso de geladeiras de descarte e sem os motores. Estas peças serão lixadas e pintadas para compor canteiros estéticos e harmônicos com o ambiente escolar. Os canteiros capilares feitos com a estrutura de geladeiras são ecológicos e de baixo custo.
WORKSHOP
As abelhas nativas estão em risco de Extinção e são responsáveis pela Polinização de diversas plantas da mata atlântica e cerrado. A criação destas abelhas (meliponicultora) favorece o aumento populacional das espécies nativas. O mel, pólen e própolis são medicinais e saborosos (uma farmacinha viva!!). Como não possuem ferrão e são dóceis, o seu manejo pode ser feito por crianças, idosos e como forma de terapia. As caixas de colmeia são pequenas e podem ser espalhadas por toda a área. Favorecem a polinização da horta e pomares e é uma atividade de baixo custo.
WORKSHOP
Seja em uma escola, comunidade ou empresa, a Oficina de Horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável.
O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças, adultos ou adolescentes. Ao montar uma horta, o aluno toma conhecimento de práticas sustentáveis e é levado a repensar sua relação com o meio ambiente e até sua alimentação.
O objetivo da oficina é trabalhar com os alunos as práticas sustentáveis na construção de uma horta, em vasos ou canteiros, ampliando e incentivando o interesse dos alunos pela produção e consumo de alimentos orgânicos.
Visamos durante a oficina, trabalhar temas relacionados à manejo e cultivo de hortaliças orgânicas e sustentabilidade, com discussões e reflexões visando as mudanças no ambiente de convivência do aluno.
WORKSHOP
O objetivo da oficina é propor aos participantes a reflexão sobre seu papel na comunidade, suas relações com o outro e com o consumo; promover a consciência sobre o reaproveitamento máximo dos resíduos orgânicos que comumente viram lixo, como sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes.
A oficina vai fornecer os conhecimentos necessários para transformar os resíduos em um poderoso composto orgânico, ideal para adubar o solo para manutenção e plantio de jardins, hortas, vasos, entre outros. Uma alternativa para o uso do produto composto é a sua comercialização, possibilidade que colabora com o fortalecimento da economia familiar.