O projeto infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças desta faixa etária, assegurando-lhes uma formação nos aspectos físico, cognitivo, afetivo, moral, social e psicomotor, respeitando as características pessoais e o nível de desenvolvimento.
Tem como fundamentação a concepção de criança como sujeito de direitos, ser social e histórico, participante ativo no processo de construção de conhecimentos e tem como princípios a ética, responsabilidade, liberdade e solidariedade humana.
O projeto Infantil fundamenta- se em diferentes correntes do construtivismo, nos princípios da educação nacional bem como os objetivos da Educação Infantil conforme expressos na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, para a Educação Básica, para a Educação Especial e para a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como atender às demais normas aplicáveis, vigentes e supervenientes, de níveis federal, estadual e municipal, em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Toda a estrutura de conteúdo por área e temas é baseada na Base Nacional Comum Curricular a Educação Infantil proposto pelo MEC.
O currículo, significando parte da ação educativa da escola que envolve o conjunto de decisões e ações voltadas para a consecução dos objetivos educacionais, abrangerá os seguintes campos de experiência, conforme BNCC:
Os projetos desenvolvidos pelas (os) educadoras (os) com suas turmas, levam em conta os objetivos e critérios selecionados por faixa etária.
Ser social
Esse campo de experiência remete à convivência, ao aprendizado do bem comum, do espaço compartilhado e das regras sociais. A convivência com adultos e demais crianças é terreno fértil para tal aprendizagem que, como todas as outras experiências na educação infantil, tem uma intencionalidade educativa e deve despertar o olhar das educadoras. A empatia, solidariedade, consciência do espaço de si o do outro, resolução de conflitos, partilha de brinquedos e outros objetos, autoconfiança, participação etc., são palavras-chaves desse campo de experiência.
Através de projetos interdisciplinares envolvendo histórias e contos, são trabalhadas atividades envolvendo atitudes, sentimentos, expressões e valores.
Conhecer a sua cultura, os elementos do folclore, os costumes e as regras sociais permitem que nossas crianças possam estabelecer comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento de outras culturas e outros povos.
Por isso, a importância de material rico em diversidade cultural. Os projetos interdisciplinares favorecem o desenvolvimento nessa área.
Potencial do corpo
Ter consciência das possibilidades e do potencial do seu corpo é um objetivo a ser desenvolvido na Educação Infantil através de vivências corporais e explorações sensoriais. Com uma orientação e olhar atento, nossas crianças são levadas a se expressar por meio do corpo, dos movimentos de forma a se conhecerem e ampliarem o repertório dos movimentos corporais.
São trabalhadas também nessa área progressivamente, habilidades manuais de cortar, folhear, rasgar etc., assim como arremessar, jogar, rolar bola etc. Noções de frente, traz, baixo, alto também são trabalhados nessa área com atividades lúdicas, artísticas e culturais. Música, dança, teatro são expressões artísticas que favorecem o desenvolvimento de tais habilidades.
Expressão
Através da experimentação de diferentes texturas, cores, planos, materiais, as crianças constroem experiências importantes para seu desenvolvimento. As artes visuais, possibilitam que as crianças se expressem em diferentes estilos e técnicas, a partir da observação e apreciação de obras de arte de diferentes artistas nacionais e do mundo, para que possam ter seu próprio estilo e dar vazão ao seu processo criativo.
A arte agrega várias formas de expressão e, entre elas, as artes visuais e a música, duas as áreas fortemente engajadas ao nosso trabalho. Através da música trabalhamos a diversidade sonora e cultural. Explorar diversos sons a partir de atividades de ritmo onde as crianças possam bater em diferentes superfícies para fazer som, assim como em instrumentos de percussão, são objetivos desse campo.
Experiência
Dialogar com adultos e crianças, expressar-se pela fala, conhecer diferentes histórias por meio de livros, músicas, cantigas de roda e brincadeiras tradicionais, história oral, tudo isso faz parte do conhecimento a ser apreendido nesse campo de experiência.
As práticas de leitura são constantes em toda a rotina da instituição. As rodas de história, as dramatizações, as visitas à biblioteca fazem parte dessa vivência, que tem como objetivo o despertar prazeroso para a leitura, letramento, imaginação e criação. O exercício do reconto das histórias ouvidas é um importante recurso que mais tarde serão aprofundados na interpretação e produção de texto.
É nesse campo que as crianças mais velhas irão começar a testar suas hipóteses com as letras, formando palavras e se arriscando no risco gráfico.
Expressão
Através de situações concretas, de manipulação de objetos associadas ao conceito de número, nossas crianças vão despertando para o universo da lógica e do raciocínio. Os jogos matemáticos específicos para cada idade possibilitam uma apropriação natural de quantidades, volume e demais conceitos matemáticos.
Esse campo de experiência inclui ainda a construção da noção de tempo, dias da semana, meses, anos, estações do ano etc., diária e concretamente, de forma que as crianças aprendam na experiência e não de forma mecânica.
O Educação Infantil atende famílias de todas as regionais de Belo Horizonte assim como região metropolitana, de forma gratuita.
Após convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte – PBH, recebemos matrículas advindas da lista da prefeitura. Findada a lista, obtemos demanda espontânea, priorizando as famílias com renda familiar de até três salários-mínimos.